11 de mai de 2009

Ciclismo- Dicas para Treinamento

Veja algumas dicas que contribuirão para o seu aperfeiçoamento no esporte…


Treine moderadamente - O corpo tem limites, não tente encontrá-los muitas vezes. Não queira acabar todos os dias exausto. O grande erro da maioria dos atletas, é entusiasmarem-se e transformar os treinos, que deveriam ser de recuperação, em competições com os colegas. Quanto maior o nível de forma, maior deve ser a diferença de intensidade entre os dias fáceis e os difíceis.

Treinar consistentemente - O corpo humano necessita também de rotina nos esquemas de treino para conseguir uma melhor adaptação ao esforço. Isso é possível com um padrão de treinos que seja estruturamente igual, durante várias semanas. A variedade também é importante. Quando se está doente ou lesionado, não se deve treinar. É preferível parar uma semana e tratar o problema, que não parar e nunca chegar a estar a 100% porque não tratou completamente a doença ou lesão.

Descanse adequadamente - O descanso é mais importante que o treino. É durante o descanso que o corpo se adapta ao trabalho anteriormente realizado. E quanto maior a carga, maior e melhor terá que ser o descanso. E quanto mais jovem é o ciclista mais horas de sono precisa. Ao planejar os treinos não esqueça do tempo de descanso.

Treinar em grupo esporadicamente - Esta vem ao encontro de um princípio fundamental, que é a individualização. Treinar em grupo obriga a andar rápido quando precisar de recuperação ou fazer mais ou menos horas do que o grupo decidiu fazer. No entanto, treinar em grupo melhora a habilidade e a destreza para andar em pelotão. No período de pré-temporada, no inverno, em que os treinos não são tão específicos, é interessante arranjar um grupo que ande num ritmo confortável.

Treinar com objetivos - Crie objetivos. Treinar sem objetivos é como andar à deriva ou navegar sem rumo, nunca sabemos onde vamos parar. A moral, a concentração e a força anímica para realizar os treinos é maior se estiver pensando que o trabalho que você está realizando tem um determinado objetivo, que é uma ou mais corridas, nas quais você quer estar no teu melhor.

Trabalhar os seus pontos fracos - A maioria dos ciclistas gasta demasiado tempo a trabalhar aquilo em que já são bons. O segredo de um bom esquema de treinos está na diversificação do trabalho, é claro, sempre levando em conta a especialidade do ciclista.

Confiar nos seus treinos - Existem ciclistas, que no dia antes de iniciarem uma competição importante, fazem um treino de grande volume, porque pensam que irão estar em melhor forma física nessa corrida. Algumas vezes são necessários de 10 a 21 dias para o organismo estar totalmente recuperado e iniciar uma corrida exigente, dependendo da dureza dos treinos efetuados anteriormente.

Escutar seu corpo - Um plano pode estar traçado para vários dias. Mas é preciso interpretar as sensações. A verdade é que ser profissional é saber tomar decisões na altura certa, mesmo que tenha que fazer pequenas alterações ao plano inicial.

Comprometer-se a atingir objetivos - Talvez seja o mandamento mais complicado para alguns ciclistas , principalmente os mais jovens, quando têm que renunciarem a um determinado estilo de vida para melhorarem o seu rendimento no ciclismo, como deitar mais cedo, reduzir o número de idas a discotecas, ter uma alimentação equilibrada, entre outras coisas.


Fonte:
Agência Brasil - Esportes
www.radiobras.com.br

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