28 de abr. de 2012

RELATO E FOTOS SALTO DO YUCUMÃ

No  dia 21-04 aconteceu o primeiro pedal Salto do Yucumã, participaram do pedal 21 ciclistas, das cidades de Ijuí, Crissiumal, Santo Ângelo , Santa Rosa e Três Passos. A saída conjunta dos ciclistas foi de Três Passos, do estacionamento da loja do nosso colega e organizador Beto, com uma parada no parque da FEICAP. Após foram traçados 45 kms pelas estradas de asfalto, dos quais os ciclistas enfrentaram muitas subidas, curvas e vento.  Mas também foram presenteados com bonitas paisagens, e um dia de radiante sol.
Após asfalto houve a troca de algumas bikes speed por MTB, para traçar o percurso dentro do parque estrada de chão cerca de 15 km. Quem não contou com MTB, pegou uma caroninha no carro de apoio, logo no percurso da estrada de terra já se apresentava belas paisagens de mata nativa e lagos, o que compensava o cansaço. No parque houve uma parada para fotos e confraternização do almoço, (afinal ninguém é de ferro kkkkk). 
No retorno as dificuldades foram ainda maiores, a estrada de chão dentro do parque contava quase só com subidas. Ao chegar no asfalto o processo natural do pessoal da speed, que estava no carro de apoio, que seria de retornar a pedalar, não foi bem assim, alguns gostaram tanto da carona que permaneceram com suas bikes descansando kkkkkk. Os que permaneceram pedalando foram até Três Passos com muita determinação.
O maior presente aos participantes  com certeza foi a contemplação de uma das mais belas paisagens, o maior salto longitudinal do mundo, são quase 2 kms de cachoeira, algo que só quem visitou sabe descrever tamanha beleza, agora favorecida ainda mais pela baixa do nível do rio Uruguai.
Além de todas essas belezas, há alguns itens ainda se contar, a cooperação e o espírito esportivo que contagiou a todos. A solidariedade e a determinação frente às dificuldades encontradas pelas fortes subidas, e até algumas quedas,kkkk. E os laços de amizade que se fortalecem quando todos fazem o que gostam, pedalar.
Parabéns aos que participaram, fica o agradecimento a todos. E a certeza de que quem não pode se fazer presente, perdeu um grande passeio. Mas também fica renovado o convite a participar da próxima aventura.


Um comentário: